segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Resumo Simbolismo - Características e Autores


·     Simbolismo - Características e Autores.
O Simbolismo foi um movimento literário que surgiu antes da Primeira Guerra Mundial, e surgiu como uma reação às correntes materialistas e cientificistas daquela época.
Principais características do Simbolismo
· Retorno à segunda fase romântica que ficou conhecida como mal do século. No entanto, o Simbolismo foi mais profundo no universo metafísico do que a geração marcada por Álvares de Azevedo.
· Apesar da métrica definida, o Simbolismo desrespeitava a gramática com o intuito de não limitar o artista.
· Atenção exclusiva ao “eu”, explorando-o através de uma linguagem pessimista e musical, de modo que a carga emotiva das palavras é ressaltada. A poesia é aproximada da música pelo uso de aliterações.
Cruz e Souza
Cruz e Souza eram brasileiros e é um dos principais representantes do Simbolismo no Brasil. Seus textos eram carregados de erotismo e satanismo, e de vez quando misticismo; apresentavam uma visão trágica da vida. Cruz e Souza tinham uma obsessão pela cor branca, e criava analogias e entre o abstrato e o concreto.
Obras: Tropos e Fantasias; Missal e Broqueis, 1893 (poesia); Evocações, 1898(prosa); Faróis, 1900 (poesia); Últimos Sonetos, 1905 (poesia).
Eugênio de Castro
Eugênio de Castro é um autor português e foi o responsável por inaugurar o Simbolismo português. As obras de Eugênio de Castro possuem versos livres, vocabulário erudito, pessimismo e ambigüidade nos temas trabalhados.
Obras: Oaristo (1890), Horas (1891), Silva e Interlúdio (1894).

Download do trabalho: 
http://www.4shared.com/file/TT_-iLTI/Contedo_para_a_prova_de_portug.html?

Nenhum comentário:

Postar um comentário